Brocas de Madeira

As brocas são insetos da Ordem Coleoptera que se destacam como os mais prejudiciais as florestas, tanto pelo dano ocasionado quanto pela dificuldade no seu extermínio. A madeira é a fonte de alimento para a maioria da brocas, além de servir ainda como moradia. As brocas atacam tanto a arvore viva como as recém abatidas.

As espécies de broca consideradas mais importantes por causarem maiores danos são: Broca de madeira e Broca do coqueiro.

Broca de Madeira

As brocas de madeira são pequenos besouros que se alimentam de madeira, bambu e Cana-da-índia.  Vivem em média 24 horas na forma adulta.

Elas depositam seus ovos em pequenas frestas existentes na madeira da qual se alimentam e onde ainda formam diversas galerias ate atingirem o estado adulto quando sairão da madeira para depositar seus ovos em um novo local.

Broca do Coqueiro

A broca do coqueiro (Rhynchophorus palmarum) é um besouro da família dos curculionídeos, considerado praga por atacar coqueiros e palmeiras. Possui cerca de 45 mm de comprimento, coloração negra e opaca e élitros sulcados na parte mediana.

Também são chamados de aramandaiá.

« Voltar